INTERONU

INTERONU | 2020

 

No dia 19 de Fevereiro, na Câmara Municipal de Guaxupé, foi realizado a Interonu 2020. O evento representa uma simulação da Conferência da ONU, onde são debatidos assuntos importantes para o desenvolvimento social, político e econômico. O projeto é desenvolvido com estudantes do Ensino Médio da Escola Interativa e tem como orientador e coordenador o professor de história e sociologia doutorando Lucas Almeida de Souza (USP-MAE).
Os estudantes foram divididos em delegações de países para debaterem assuntos importantes, tanto nas questões de atualidades dos principais vestibulares, quanto aos assuntos que circulam debates sobre o desenvolvimento da cidadania, comprometimento e responsabilidade social com as principais questões mundiais.
Os temas debatidos foram: o aquecimento global e a Conferência de Paris de 2014; e a pandemia do Coronavírus. No primeiro tema, os estudantes tiveram que problematizar as questões dos países levando em conta: os problemas ambientais enfrentados no séc. XXI, as possíveis soluções econômicas e culturais para o desenvolvimento sustentável e econômico. Os assuntos foram debatidos dentro das agências especializadas da ONU, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), a OIT (Organização Internacional do Trabalho) e OMS (Organização Mundial de Saúde). Já o segundo tema, a expansão do Coronavírus pelo mundo, os estudantes tiveram que debater medidas que controlariam uma pandemia sem infringir os Direitos Humanos. O debate circulou dentro da agência especialidade, a OMS.
Durante a Conferência, os estudantes utilizaram textos acadêmicos atuais e demostraram pleno conhecimento sobre os assuntos propostos na simulação. As soluções pensadas pelos estudantes demostraram, além de um estudo árduo sobre as questões geopolíticas atuais, um conhecimento interdisciplinar nas matérias de Química, Biologia e História.
O evento, também contou com a apoio de profissionais que contribuíram no desenvolvimento do debate e dos discursos elaborados pelos estudantes. O biotecnólogo, Victor Hugo Bernardez Carvalho da UNIFAL, elaborou uma apresentação com o tema: “Agricultura, mudanças climáticas e sustentabilidade: compreendendo para agir”; e a professora e patologista da UFU-FAMED, Dra. Paula A. D. Fogaça Aguiar, contribuiu com a apresentação: “Novo Coronavírus (2019-nCoV)”.
Dessa forma, os objetivos propostos pela Escola Interativa ao organizar a Interonu foram muito bem concretizados pela participação dos estudantes e a colaboração do corpo docente. É fundamental, a instituição ampliar a participação dos jovens em debates mundiais; criar cidadãos críticos e transformadores do mundo; e, não menos importante, desenvolver a autonomia de estudo dos participantes nos principais assuntos de atualidades cobrados pelos vestibulares no Brasil.

 

 

COOPEG / ESCOLA INTERATIVA

Endereço: Av. Dr. Esmerino Ribeiro do Valle Filho, 91 - Residencial Nova Floresta - Guaxupé/MG
Tel: (35) 3551-7649 / (35) 8858-2941
E-mail: interativacoopeg@gmail.com

Período Interativo, Educação Infantil e Fundamental I

ENTRADA: BLOCO I
Acesso: Rua Ângelo Zampar
Tel: (35) 3552-5029 / (35) 8858-1055
E-mail: interativaunf@yahoo.com.br

Fundamental II e Ensino Médio

ENTRADA: BLOCO III
Acesso: Rua Luiz Franchi
Tel: (35) 3551-7649 / (35) 8858-2941
E-mail: interativacoopeg@gmail.com

PARCERIAS

REVISTA TRILHOS

Revista Trilhos