Dia Nacional do Livro Infantil

Monteiro Lobato foi um grande escritor da literatura infantojuvenil, o primeiro a perceber a necessidade de inserir nas histórias elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Combinou a identidade brasileira e a literatura universal, como a mitologia grega. Contribuiu intensamente para a literatura brasileira.
Com o intuito de sensibilizar os alunos quanto à valorização e a importância de Monteiro Lobato para a literatura infantil no Brasil, as mediadoras de leitura Renata Santos e Naiara Silva, escolheram para ler na biblioteca no mês de abril, várias obras de Monteiro Lobato.
As crianças assistiram episódios do Sítio do Picapau Amarelo; criaram caricaturas de Monteiro Lobato com muita criatividade, arte e imaginação nas aulas de Arte com a professora Lik; degustaram quitutes da tia Nastácia, Pão de queijo da Dona Benta e o Bolo de cenoura do Sítio do Picapau Amarelo.
Para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, na Unidade Nova Floresta, várias obras foram expostas para visitação, com edições publicadas nas décadas de 70, 80 e atuais. O que mais chamou atenção dos pais foi a boneca Emília (1980), que acabaram por recordarem a infância. As músicas do Sítio do Picapau Amarelo foram escolhidas pela professora Aline Moraes, que selecionou músicas da primeira trilha sonora. Para encantar as crianças, participaram da comemoração, a Emília e o Visconde de Sabugosa, com direito a pipoca doce do Rabicó.

 

 

Monteiro Lobato

O dia 18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil por ser a data do nascimento de Monteiro Lobato, um colosso da literatura infantil brasileira. Esta data foi oficializada a partir Lei nº 10.402, de 8 de janeiro 2002.

Gostaríamos de agradecer à Equipe Interativa:
direção, coordenação, colaboradores,
a todos os professores que intensificaram o trabalho
realizando diversas leituras em sala e
em especial às colaboradoras da cozinha e secretaria
que empenharam para deixar o trabalho
mais colorido e divertido.
Renata e Naiara

 

 

UNIDADE CENTRO

Fundamental II e Ensino Médio
Rua Coronel Joaquim Costa, 183
Centro - Guaxupé/MG
Fones: (35) 3551-7649 / (35) 8858-2941
E-mail: interativacoopeg@gmail.com

UNIDADE NOVA FLORESTA

Período Interativo, Educação Infantil e Fundamental I
Av. Dr. Esmerino Ribeiro do Valle Filho, 91
Residencial Nova Floresta - Guaxupé/MG
Fone: (35) 3552-5029 / (35) 8858-1055
E-mail: interativaunf@yahoo.com.br

PARCERIAS

REVISTA TRILHOS

Revista Trilhos