Coopeg no Encontro de Educadores do Programa Educação Cooperativa

A Casa do Cooperativismo Mineiro realizou, em 17 de abril, o Encontro de Educadores do Programa Educação Cooperativa (PEC), onde participaram representando a COOPEG, a coordenadora Renata Lessa e a professora Renata Santos, e muitas outras cooperativas apoiadoras do programa. O evento abordou o novo formato do PEC para 2018 e promoveu uma reflexão sobre as inovações na educação.Na abertura, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato destacou que a atuação dos professores é essencial para o futuro do cooperativismo “No Sistema Ocemg, as nossas ações são voltadas para a educação porque nos preocupamos com a educação de qualidade voltada para a nossa área, e para a formação das pessoas que no futuro conduzirão o negócio cooperativista”, afirmou.
Em seguida, a pedagoga e psicóloga Adriana Galuppo estimulou a troca de experiências e vivências entre os participantes, buscando gerar compreensão sobre a importância de cada indivíduo no grupo e, também, desenvolver competências que propiciem aos educadores definirem métodos, políticas, técnicas e práticas de abordagem humana em sala de aula, que facilitem reconhecer e potencializar o capital humano.
Maria Flávia Bastos, doutora em Administração e professora do Centro Universitário Una e da Fundação Dom Cabral, realizou a palestra “Educação Humanística e Cooperativa: Uma Realidade Possível”. A atividade abordou as mudanças da atualidade, a expectativa por professores inovadores e empreendedores, a falta de espaço para os sentimentos, a nova geração que busca propósito e formas mais justas e colaborativas para empreender. No encerramento do encontro, a equipe do Sistema Ocemg apresentou as novidades do PEC para 2018. O Programa Educação Cooperativa tem como objetivos despertar e desenvolver a consciência e a cultura da cooperação; despertar e compreender o ser humano como sujeito protagonista de seu desenvolvimento pessoal, profissional e cidadão.

“Quando a gente pensa na construção de um mundo melhor, cooperativo, mais justo, precisamos pensar em respeitar os indivíduos por aquilo que eles são, pois é a junção das diferenças que vai criar uma nova possibilidade. Quando a gente iniciar uma educação pautada na cooperação, na igualdade, no respeito ao próximo, talvez a gente consiga de fato mudar a realidade que temos hoje” – Maria Flávia Bastos

 

UNIDADE CENTRO

Fundamental II e Ensino Médio
Rua Coronel Joaquim Costa, 183
Centro - Guaxupé/MG
Fones: (35) 3551-7649 / (35) 8858-2941
E-mail: interativacoopeg@gmail.com

UNIDADE NOVA FLORESTA

Período Interativo, Educação Infantil e Fundamental I
Av. Dr. Esmerino Ribeiro do Valle Filho, 91
Residencial Nova Floresta - Guaxupé/MG
Fone: (35) 3552-5029 / (35) 8858-1055
E-mail: interativaunf@yahoo.com.br

PARCERIAS

REVISTA TRILHOS

Revista Trilhos