Projeto Apae – 9º ano – “Aprendendo a Ser e Conviver”

Há 8 anos a psicóloga e professora de Dinâmica de Grupo, Gilda Moreira, mantém o projeto – Aprendendo a Ser e a Conviver, que leva alunos do 9º ano à Apae na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Este ano trabalhamos com o tema: Direitos, necessidades e realizações, o qual foi proposto pela Federação das Apaes. Ele nos leva a refletir a importância da autonomia e das ações desenvolvidas por eles na sociedade, não somente como discurso, mas como prática.

No dia 25 de agosto, Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, alunos da Escola Interativa foram à Apae em uma manhã repleta de atividades, trocas de experiências e entretenimento. O projeto contou com oficinas organizadas pelos alunos da Interativa, dança, peteca, futebol e artes, além da participação especial da professora Ana Elisa (Lik) na oficina de artes.

Já em sala de aula, os alunos fizeram uma avaliação do projeto e concluíram que todos os objetivos esperados foram alcançados. Além disso, a Coopeg / Escola Interativa agradece pela recepção de toda a Apae.

 

“A solidariedade é importante na sociedade contemporânea pois todas as coisas tornam-se especiais ou importante quando estão em “escassez”. Vivemos em um momento no qual é rara a existência de pessoas que pensam e se preocupam com o próximo. Devemos portanto não só pensar diferente mas ser diferente, pois é com atitudes que movemos as pessoas e não com discursos. Assim aconteceu na APAE, podemos ajudar as pessoas e isso certamente não foi um ato isolado pois aprendemos muito sobre relacionamentos, pessoas e despertar em nós uma vontade de dar continuidade e ajudar mais estas pessoas. Por isso acredito que foi uma experiência muito válida e pertinente.”

Aluno: Matheus Custódio.

 

“Após o projeto, podemos ter a visão real do que realmente é a vida de quem possui alguma deficiência e tiramos a impressão que a maioria da sociedade passa por isso. Obtivemos também a percepção de que eles são capazes de fazer as mesmas coisas que pessoas que não possuem deficiência fazem, mas no tempo deles.”

Alunos: Isabela Nalle, Maria Fernanda, Maria Luiza e Gabriel Vasconcelos.

 

COOPEG / ESCOLA INTERATIVA

Endereço: Av. Dr. Esmerino Ribeiro do Valle Filho, 91 - Residencial Nova Floresta - Guaxupé/MG
Tel: (35) 3551-7649 / (35) 8858-2941
E-mail: interativacoopeg@gmail.com

Período Interativo, Educação Infantil e Fundamental I

ENTRADA: BLOCO I
Acesso: Rua Ângelo Zampar
Tel: (35) 3552-5029 / (35) 8858-1055
E-mail: interativaunf@yahoo.com.br

Fundamental II e Ensino Médio

ENTRADA: BLOCO III
Acesso: Rua Luiz Franchi
Tel: (35) 3551-7649 / (35) 8858-2941
E-mail: interativacoopeg@gmail.com

PARCERIAS

REVISTA TRILHOS

Revista Trilhos