O 2º ano do Ensino Fundamental I, ao pesquisar sobre Aquedutos, realizaram mais uma tarefa; agora no Laboratório de Ciências. Acompanhados da professora Sueli, levaram os materiais necessários para fazerem a massa de cimento. Aprenderam que o cimento é um recurso empregado nas construções desde a antiguidade.
Curiosidade
De que é feito o cimento? Por que é misturado com areia nas construções?
Ele é formado basicamente por uma mistura de argila e calcário (rocha de carbonato de cálcio), que os fabricantes chamam de “farinha”. “Essa mistura é levada ao forno a uma temperatura de 1450ºC, onde fica até os dois elementos se fundirem”, afirma o químico Carlos Eduardo Tango, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo. O resultado são pequenas bolotas que recebem o nome de clínquer. Elas são acrescidas de gipsita (a matéria-prima do gesso) e, por fim, moídas até virarem pó. Está pronta a fórmula básica do cimento. Para endurecer e ser usado em construções, esse pó precisa receber água, formando uma pasta. As reações químicas que provocam o endurecimento reduzem a água no interior da pasta, sendo que boa parte desse líquido também evapora com o calor gerado pela reação – a perda é tão grande que o cimento pode trincar. A areia entra na mistura para evitar que isso aconteça.
Endereço: Av. Dr. Esmerino Ribeiro do Valle Filho, 91 - Residencial Nova Floresta - Guaxupé/MG
Tel: (35) 3551-7649 / (35) 8858-2941
E-mail: secretaria@coopeginterativa.com.br
Período Interativo, Educação Infantil e Fundamental I
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência nesse site. Para mais informações sobre o uso de cookies, acesse nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade