Os alunos do 2° ano EFI, após a experiência no laboratório foram até a cozinha da escola para comprovar o que viram no microscópio. Perceberam a reação química na massa ao fazerem o pão. A curiosidade que despertou neles foi se os fungos continuavam vivos no pão depois de assado. A professora explicou que na fermentação ocorre formação de gás carbônico que é o responsável pelo crescimento da massa. Quanto mais tempo mexer na massa do pão mais a ação do fungo prevalece. Em dias quentes favorece mais o crescimento e em dias frios coloca-se a massa do pão no sol para ajudar no crescimento. No forno, devido à temperatura alta, cresce ainda mais.
Curiosidade: Os mais antigos costumam usar uma bolinha da massa em um copo de água para saber se o pão está pronto para assar. A bolinha aumenta de volume por causa do gás e a densidade diminui, por isso a bolinha sobe indicando que a massa já cresceu.
Pão
Ingredientes:
50 gr de fermento
1 colher rasa de sal
1 copo americano de açúcar
3 copos americano de leite morno
1 copo de óleo
3 ovos
1 kg de farinha de trigo
Modo de fazer:
Bata no liquidificador o óleo, o sal, o açúcar, o leite morno e o fermento. Em uma bacia coloque a farinha, os ovos e mexa. Acrescente os ingredientes do liquidificador e sove bem. Deixe crescer e coloque para assar.
Endereço: Av. Dr. Esmerino Ribeiro do Valle Filho, 91 - Residencial Nova Floresta - Guaxupé/MG
Tel: (35) 3551-7649 / (35) 8858-2941
E-mail: secretaria@coopeginterativa.com.br
Período Interativo, Educação Infantil e Fundamental I
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência nesse site. Para mais informações sobre o uso de cookies, acesse nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade