Filosofia interativa no 1º ano

As aulas de Filosofia no 1º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo levar as crianças a refletirem sobre conceitos como, verdade, amizade, cooperação, etc. As crianças que passam pela disciplina desenvolvem o raciocínio, o respeito pelas ideias dos colegas e a capacidade de expressar seu pensamento.
A professora, Renata Santos, inicia com uma história ou uma brincadeira instigando-os sobre o tema a ser debatido. Perguntas são lançadas para que pensem e elaborem seus próprios questionamentos, trabalhando assim sua autonomia. Para expressarem suas ideias, Renata faz brincadeiras divertidas como a Dinâmica do Espelho. Para as crianças, esta brincadeira permite ampliar a visão de si mesmo e do mundo também. Com uma capa vermelha, lançou a pergunta: O que é um tesouro?
As crianças já sabem os 3 pontos necessários para o filosofar – PENSAR, REFLETIR E OPINAR. Todos participaram com suas ideias e as opiniões foram diversas: ouro, diamantes, joia rara, mas não sabiam que dentro do baú misterioso encontrariam um tesouro. Renata contou às crianças que ali dentro havia uma preciosidade, o maior tesouro do mundo… Ao abrirem a caixa, as crianças ficavam surpresas e emocionadas… O mais importante é que a mágica está exatamente na simplicidade deste exercício. E nesta brincadeira a criança reconecta consigo mesma e olha um pouco mais para seu interior e seu importante papel no mundo.

 

[AFG_gallery id=’95’]

COOPEG / ESCOLA INTERATIVA

Endereço: Av. Dr. Esmerino Ribeiro do Valle Filho, 91 - Residencial Nova Floresta - Guaxupé/MG
Tel: (35) 3551-7649 / (35) 8858-2941
E-mail: secretaria@coopeginterativa.com.br

Período Interativo, Educação Infantil e Fundamental I

ENTRADA: BLOCO I
Acesso: Rua Ângelo Zampar
Tel: (35) 3552-5029 / (35) 98858-1055
E-mail: secretaria.infantil@coopeginterativa.com.br

Fundamental II e Ensino Médio

ENTRADA: BLOCO III Acesso: Rua Luiz Franchi Tel: (35) 3551-7649 / (35) 98858-2941 E-mail: secretaria@coopeginterativa.com.br

PARCERIAS

REVISTA TRILHOS

Revista Trilhos